quinta-feira, 17 de abril de 2014

Um Adeus nosso Adeus



O amor que sinto em meu coração e do tamanho da dor ao lhe ver partir.
Não tens o dom da palavra assim como eu, mais sabia dizer com os olhos.
Sabias demonstrar seu carinho e amizade por mim
Tão pouco foi o tempo de amizade entre nos
Mais neste pouco tempo fizestes a alegria de todos os que conviveram com você.
Ainda tenho tão viva em minha memória a primeira vez que lhe vi
Tua mãe entro em nossas vidas de mansinho
Aparecia sempre a tarde a procura de comida e foi nos envolvendo
Despertou em nos eu e minha irmã o sentimento de piedade.
Vi amos o quanto ela sofria por falta de alimentos
E doeu muito mais quando descobrimos que ela tinha três filhotes
Doeu mais ainda um tempo depois quando descobrimos que estes filhotes não sobreviveram.
Passamos a nos preocupar com ela e minha irmã por fim a adotou
Eu não o fiz porque já tinha uma em minha casa
Uma amiga inseparável e em minha casa não tinha como a outra viver em paz.
E assim tua mãe entrou em nossas vidas e não demorou pra ter novos filhotes.
E foi nesta nova cria que você nasceu, você e mais duas irmãs, duas fêmeas e um macho
Custei a descobrir o ninho onde vocês estavam
Vocês eram três belos filhotes e no momento em que eu e minha irmã
No momento em que nos os enxergamos nossos olhos escolheram você

Um belo filhote, bem diferente de seus irmãos
Grande e peludo, rabo encorpado, você tinha sangue nobre, tinha descendência nobre.
Sua mãe e suas duas irmãs foram doadas, pois só um poderia ficar
Não havia como ficar mais de um numa casa que somente uma pessoa gostava de gatos.
Você foi o escolhido pra ficar e lhe demos o nome de Puruca
Um nome em homenagem a um outro gato este de minha casa e filho de minha gata.
Um gato macho que desapareceu, provavelmente alguém se alimentou dele.
Você cresceu e se tornou um belo gato, assim como prevíamos
Muito agitado não podia ver nada se mexendo que partia pra cassar
Não demorou e ate as pessoas da casa que não gostavam de gatos passaram a gostar de ti.




Mais tua convivência entre nos durou muito pouco, não chegastes a completa um ano
Sumiste por um dia, durante todo este dia não apareceu e nem a noite deste dia
Na manha seguinte reapareceste, estava no seu cantinho preferido onde sempre ficava
Gostava de dormir sobre a proteção de uma tosseira de palmeiras, e ali encontrei você
Chamei por seu nome, Puruca, Puruca, Puruca, você abril os olhos me olhou
Olhou e voltou a fechar seus olhos, não me toquei que podias estar mau de saúde
Os gatos geralmente são muito preguiçosos durante o dia, são animais da noite
Não me preocupei durante todo a quele dia, não achei estranho seu comportamento
Já noite quando minha irmã chegou de seu trabalho comentei pra ela
Comentei que você passou todo o dia deitado não se levantou nem pra comer
Ainda brinquei que você teria passado o dia e a noite anterior na farra com as gatas
E que isto o deixou assim tão enfraquecido, tão cansado
Mais na manhã seguinte seu comportamento não mudou, permanecestes no mesmo lugar
Só se levantou pra tomar água na torneira, era assim que gostava de tomar água
E voltou pro mesmo lugar, e ali ficou quieto e estranho
Foi quando começamos a nos preocupar com você, com teu comportamento
Não davas sinal de nada a não ser tua indisposição, sua falta de energia
Não gemias, não choravas, só querias dormir, dormir.
Minha irmã comentou em seguida, será que alguém deu veneno pra ele
Não sei ele não tem nenhum sintoma de que esteja envenenado, lhe respondi.
Pode ter comido algum bicho, talvez um cambaleão, não pode ver nada se mexer que pega
Lagartixa por vezes achamos morta pelo quintal, pegava com facilidade
Já o cambaleão era mais difícil, pois fica mais no teto, mais por descuido pode ter acontecido, este sim dizem que todo animal que come um desses dificilmente escapa da morte.
Não sabemos ao certo o porquê de sua morte, só sentimos uma dor, a dor do sentimento de perca, de uma criaturinha tão carinhosa, tão cheia de vida e bela.
Sim era um belo gato, tão jovem e cheio de vida
Inteligente quando falávamos com ele, entendia quando dizíamos não faça isto, ai não pode
Ele se foi e nestes poucos dias de sua partida as lembranças ainda bem fortes
Principalmente na hora do almoço, hora que ele se manifestava era só pegar no prato
Já estava acostumado com minha generosidade pra com ele nesta hora
Sempre lhe dava algo pra comer, era impaciente e se houvesse demora pedia, pedia
Quem gosta e tem seus animais sabem como doí a perca de um deles
O tempo bem sei que sempre se encarrega de nos fazer deixar o passado pra trás.
Mais as imagens que temos ou guardamos em nossa memória são a nossa ligação.
E deves em quanto nos levara a momentos passados, os bons momentos
Momentos estes em que tivemos você Puruca em nossas vidas.
Você se foi, do que não sabemos, mais se foi, dizem que os gatos tem sete vidas
Mais você meu nobre amigo, não chegou a viver por completo tua primeira vida
Estarás sempre em nossas lembranças, nossa memória deste jeitinho meigo
Com este teu olhar de inocência, e esta explosão de vida que continhas.
Um adeus, nosso adeus, fim de nossa história juntos.
Do amigo, pro amigo........ Eu pra Você.....

Já Sentimos saudades de ti...............................  Jorge Soares




Nenhum comentário:

Postar um comentário